FAQ
1. O REP efetua a leitura de cartões com criptografia Telemática? E cartões com personalização Megapoint?
R: A versão atual possibilita a leitura de cartões com criptografia Telemática, no entanto, é necessário o registro de um CV (fornecer cartões de amostra e o arquivo Cliente.cfg) para o laboratório gerar os vetores de descripotografia. Em relação aos cartões com personalização Megapoint, o firmware está em desenvolvimento e deverá ser incluso na próxima versão do REP.
2. Na falta de energia elétrica o equipamento vai funcionar normalmente?
R: Não, o relógio não possui nobreak interno, a bateria de LITHIUM (3 VCC) existente mantém apenas o funcionamento do RTC (Real Timer Controler) conforme determinação da portaria 1510. A Dimep comercializará como acessório opcional, um módulo externo de Nobreak com autonomia para até 4 horas permitindo a impressão de mais de 2000 tickets.
3. Ao remover o jumper da bateria de LITHIUM do relógio, os registros armazenados serão perdidos? E a lista de funcionários/digitais?
R: Não, as memórias MRP (memória de registro de ponto) e MT (memória de trabalho) são constituídas pela tecnologia “NOR e NAND FLASH”, as quais só apagam dados mediante um comando.
4. Se o relógio ficar dois meses desligado a bateria de LITHIUM vai acabar? Teremos que fazer uma intervenção na placa?
R: Sim, a bateria de LITHIUM é soldada na placa, mas pode ser substituída por um técnico capacitado.
5. Quais operações são possíveis pelo Pen Drive?
R: Coleta de registros, coleta de template, transmissão de configurações do relógio, transmissão do formato de exportação, transmissão de funcionário (nome e PIS), transmissão de credencial (crachá e PIS), transmissão de supervisores e transmissão de templates.
6. Quando do uso da porta USB fiscal e retirado o Pen drive no meio do processo apresenta a mensagem “Pen Drive Cheio” e existe a necessidade de pressionar a tecla “C” para o destravamento; Existe uma maneira de retornar ao funcionamento normal sem qualquer intervenção?
R: Não, pois a portaria determina a necessidade de informar no display qualquer ocorrência no processo com pen drive e ação deve ser tomada pelo fiscal.
7. A memória MRP terá apenas 16 MB como informado no descritivo? E a memória MT?
R: A primeira versão do produto a MRP foi concebida com 16 MB e expansão opcional para 2 GB, porém, na versão atual do produto (homologada em 28/04) a memória MRP é constituída por uma memória NOR FLASH de 16 MB e um cartão Micro SD de 2 GB, proporcionando o armazenamento de mais de 100 milhões de registros. Já a memória MT é constituída por duas memórias NAND FLASH de 4 MB e um cartão Micro SD de 2 GB.
8. Em casos de defeitos intermitentes onde são necessários vários testes para diagnosticar a causa e a solução, o técnico terá que executar diversas ativações e desperdiçar vários lacres?
R: Não, na versão atual do Printpoint II (homologado em 28/04) em quanto o equipamento estiver no modo manutenção, todas as funcionalidades vão funcionar normalmente, porém, nenhum dados será gravado na memória MRP (ponto, inclusão, exclusão, etc...).
9. Será possível aproveitar as digitais Sagem já cadastradas nos clientes? Caso positivo de que forma os templates serão importados para os softwares de comunicação?
R: Os templates são compatíveis, porém, a ferramenta de importação ainda está em processo de desenvolvimento, onde as primeiras instalações possivelmente terão que migrar as digitais via banco de dados.
10. O software DmpREP controla mais de 50 funcionarios?
R: O software DmpREP foi desenvolvido a partir do TimeLight e restringe a apuração do ponto para até 50 funcionários, no entanto, se for utilizado apenas como software de comunicação ele suporta o controle de uma lista de até 5.000 usuários.
11. O software DmpREP possui a capacidade de gerenciamento de lista de até 5.000 usuários, pelo fato da base de dados ser em ACCESS não será arriscado operar nesta situação?
R: Sim, mas para casos de clientes de grande porte é viável o estudo de um aplicativo superior que atendam as necessidades do cliente.
12. O software DmpREP pode ser indicado à grandes clientes?
R: Desde que a apuração do ponto seja realizada por um software que atenda o perfil do cliente, pois o DmpREP limita a apuração em até 50 funcionários.
13. O software DmpREP coleta as digitais de um equipamento e permite transmiti-las para outro? Caso positivo, onde os templates são armazenados?
R: Sim, os templates são armazenados na base de dados (Access) do software.
14. O Software DmpREP é muito simples, esta será a versão definitiva?
R: Sim, este produto é destinado para um perfil específico de clientes.
15. O software ServCom comportará as bases de dados SQL e ORACLE?
R: O ServCom Net está previsto para ser disponibilizado em meados de junho/10 e sua base de dados será em Sql Server, porém, para a funcionalidade de exportação dos registros coletados será possível configurar o software para gravar os dados em uma tabela Sql ou Oracle.
16. Como é o sistema de lacre físico do REP?
R: O lacre é constituído por um fio de aço de 30 cm e uma de suas extremidades está fixada em uma placa retangular de plástico (5 cm x 1,5 cm) que contém a identificação do lacre (número seqüencial do lacre). Para lacrar o REP, basta passar o fio de aço entre os dois pinos que transpassam os extremos da tampa de proteção do relógio e desta forma a outra extremidade do fio de aço será “conectada” na trava da plaqueta de plástico. Uma vez que o lacre é travado, para liberar a tampa do relógio será necessário cortar o fio de aço com um alicate para romper o lacre.
17. Quais serão os procedimentos quando for evidenciado que o lacre foi rompido por terceiros?
R: O técnico deverá relatar em sua ordem de serviço e no campo OBSERVAÇÃO do software de Ativação, bem como o cliente deverá assinar um termo de responsabilidade que isenta a Dimep de qualquer responsabilidade durante o período que compreende a última visita técnica realizada até a presente data do atendimento que está sendo realizado.
18. A concessionária e/ou filial ficará com lacres no estabelecimento?
R: Sim, a Dimep fornecerá um lote de lacres para os respectivos prepostos.
19. Como será a liberação de contra-senha on line ?
R: O depto de Help Desk da matriz será o responsável em atender os técnicos e realizar o procedimento de ativação remota.
20. Em caso de queima do equipamento qual será o procedimento?
R: A placa deverá ser substituída e entregue ao cliente, o qual é o responsável fiscal pela guarda da mesma durante 5 anos (mínimo) devido a eventuais necessidades de perícia pelo MTE. Cabe destacar que a memória MRP é intransferível e por este motivo, o cliente iniciará um novo ciclo de marcações. O técnico deverá relatar a ocorrência em sua ordem de serviço, bem como no campo OBSERVAÇÂO do software de ativação.
21. Em que momento os Atestados Técnicos (software e hardware) serão entregues ao cliente?
R: O atestado técnico do Printpoint II acompanhará o produto em sua embalagem, já o atestado técnico do software será postado ao cliente após o cadastro do pedido e/ou contrato.
———